Você já manda instalar um portão eletrônico em casa, para seu devido conforto. Aí durante um dia de chuva forte, você chega em casa, aperta o botão do controle remoto e nada.
E agora? Simples, se molhar e abrir manualmente.
É claro que situações como estas são inevitáveis, mas existe formas de você prevenir e evitar situações como esta.
Então aí vai cinco dicas pra você não ficar na mão com seu portão eletrônico.
1- Comece com o instador, e saiba oque está comprando:
x
Essa dica não é útil para você que já possui o portão automatizado, mas infelizmente muitas pessoas começam errando na compra do produto e na escolha do pofricional que instala.
Sabe, eu gostaria muito de trocar um Fiat uno por um BMW x1, eu te pergunto, eu consigo fazer isso?
Deveria pois ambos são carros, mas existem características e especificações que diferenciam e muito de um carro pra outro.
Esse raciocínio é só pra você pensar, pois diferenças existem em todos os produtos do mercado, inclusive nos automatizadores de portão. Da mesma forma, a qualidade da mão de obra varia de uma empresa para outra. Então, tenha cautela 85% dos problemas do portão, podem ser causados por má instalação.
2-Manutenção em dia:
É muito importante você manter em dia a manutenção do seu portão, e eu não to falando do motor não, ao menos uma vez por ano faça uma revisão.
O seu portão sendo alumínio ou ferro, se for deslizante, troque as roldanas periodicamente
Basculante(de elevação)? Mande fazer uma verificação dos cabos de aço, regulagem de contra peso, rolamentos, roldanas e lubrificação.
Faça isso uma vez por ano, mas se você mora no litoral faça uma vez a cada sete meses pelo menos.
Por que?
Já tentou pedalar uma bicicleta com o freio puxado? Fica bem pesado, e você vai se acabar!
Oque acontece quando as partes mecânicas do portão estão com problemas é semelhante.Isso vai forçar mais e mais o motor, acelerando o desgaste da engrenagem interna e externa do motor, prejudicando assim sua vida útil.
Revisões periódicas pode lhe poupar decepções futuras.
3-Mantenha o quintal limpo.
Digamos que das vezes que eu sou chamado para fazer uma manutenção em um portão eletrônico 70% era o circuito eletrônico da placa comprometido, mas sujeira?, não, formigas, lagartixas e outros insetos que buscam abrigo dentro do motor, caso tenha brita ou outros tipos de pedrinha no quintal, mantenha o trilho do portão sempre limpo, pode evitar descarrilhamentos, e avarias as roldanas. Limpeza e talvez um veneninho pode manter os insetos afastados.
4-Troque periodicamente as pilhas do controle.
Com o tempo as pilhas do seu controle remoto vão ficando fracas, os sinais disso são:
Não abre o portão quando você aperta o botão;
Pisca fraco o LED (luzinha) do controle quando você aperta o botão;
Perda de alcance.
Tenha cuidado! Não deixe controles dentro de bolsas e porta luvas, dependendo de como está posicionado quando guardado o controle pode estar acionado direto sem você perceber, isso faria com que a pilha acabasse de forma acelerada em pouco tempo.
Se você ao trocar a pilha do controle perceber que ele ainda não funciona direito, veja se os contatos da pilha não criaram zinabre, dificultando o contato dos terminais. Você pode resolver este problema simplesmente raspando com uma chave de fenda pequena ou até uma lixa fina os terminais do controle onde vai a pilha .
São dicas simples, o seu portão não vai ficar a prova de defeitos, mas você irá colaborar e muito
para a vida útil do automatizador.
Até a próxima!
Obrigada, é a informação que eu procurava sobre portão eletrônico bh
ResponderExcluirPor favor..meu motor do portão eletrônico MC Garcia, semi industrial...pois o portão é de tábuas de dormentes e um pouco pesado, é instalado no chão..com uma pequena inundação da rua ele ficou com agua acima da base uns 5 a 8 cm.Eu não o liguei depois que a agua baixou....estou usando manualmente destravado...será que se eu o secar com o secador de cabelo evito um curto na placa? Ou tenho outras opções? Obrigado se puderem me dar alguma dica.....
ResponderExcluir